O pensamento por Adriana Janaína Poeta

    Um escritor, independente de gênero, é além de indivíduo, alguém que expressa através da sua obra e trajetória um papel social. Muitas vezes não tem a clara consciência disso, a vida vai conduzindo os seus passos para caminhos antes ignorados, e de braços dados com a originalidade que imprime a marca dos grandes, seus textos refletem o dinamismo que influencia e vai delineando as relações do seu tempo.
    Eu criei o Clube de Leitura dos Poetas também para  isso, para ser não apenas um propagador desse pensamento vivo que une os grandes autores do passado aos novos pensadores, mas para reunir o que melhor exprime a alma intelectual do nosso tempo.
    A verdadeira literatura é parte de um sistema vivo de obras, interagindo umas sobre as outras através dos leitores, um vasto e infinito sistema que conecta mentes e influencia gerações. Nunca foi e nunca será um sistema mecânico, morto.
    A literatura não é apenas a arte da palavra, mas a porta que conduz o pensamento para essa aventura misteriosa que é a vida. Não a repetição de frases, nunca um agregado de ideias copiadas, jamais um enredo predeterminado.
    O ser humano é, por natureza, um desbravador. Está no seu íntimo, muitas vezes insuspeito, essa consciência da impermanência dentro da própria eternidade. Somos finitos nesta vida, mas nossa alma e pensamento seguem conosco quando partirmos, por isso a importância da palavra como veículo deste eterno que nos acompanha. A palavra, e todas as formas de expressão da Arte, é o que temos ao nosso alcance para revelar o nosso pensamento, não apenas o que sentimos e desejamos, mas tudo aquilo que aprendemos e experimentamos, fisicamente ou não. Faz parte de nós ser capaz de assimilar ou refletir sobre o alheio. O que vemos, o que lemos, o que conhecemos, o que intuímos, o que constatamos e ouvimos, tudo vai delineando o que nos tornamos, como nos expressamos e reagimos a este mundo.
    A literatura tem este papel e este destino. A sua importância, muitas vezes ignorada, desconhecida, é esta, ser capaz de transgredir conceitos e métrica e recriar a si mesma. Todos os grandes autores do passado e os atuais estão unidos pelo pensamento, esse mar de ideias por onde navegam também todos os sonhos e sentimentos, perambulando por ilhas e continentes da realidade impermanente.
    Para muitos, tarefa difícil, para outros, mais fácil, embora sempre carregue algo doloroso, porque a realidade, com seus encantos e desencantos, é sempre palco para batalhas. Faz parte da sua dinâmica e dos interesses dentro do cotidiano, este embate. O escritor genuíno, aquele que conseguiu sabe-se lá o motivo, abrir a caixa de Pandora, sem ficar perdido, é este barco que navega o oceano sem naufragar diante das tempestades e tem seu olhar no horizonte.
    Muito mais do que biografias, obras e portas para conhecer e experimentar o mundo. Esse é o objetivo do Clube. Estimular não apenas a leitura, mas o pensamento. Reunir leitores e pensadores. Propagar arte como vela que viaja ao sabor do vento.
(O pensamento por  Adriana Janaína Poeta​, 2014)
Leia. Apaixone-se.
Clube de Leitura dos Poetas
https://www.facebook.com/Eu.e.meu.Pai/
https://www.facebook.com/marcelobernardopoeta
https://www.facebook.com/adrianajanainapoeta
https://www.facebook.com/ClubedeLeituradosPoetas/
clubedeleituradospoetaseditorial.blogspot.com
https://www.facebook.com/ClubedeLeituradosPoetas/
https://www.facebook.com/clpbooks/
@clubedeleiturap


Comentários