A internet por Adriana Janaína Poeta

    Muito se fala sobre a singularidade do fenômeno internet no mundo contemporâneo. Novas oportunidades de trabalho, novas profissões, facilidade de obter e propagar informações, conhecimento, arte... A globalização está intrinsecamente ligada à internet. Pessoas distantes, que talvez nunca teriam a chance de se conhecer, podem se conectar.
    O que pouco se fala, é que a internet reflete o mundo, a realidade que vivemos também. Nós, seres humanos, somos complexos, múltiplos, ora fascinantes, ora nem tanto. Assim como uma arma não é capaz de atirar sozinha, a internet será o que cada um de nós fizermos dela. Poderá ser um espaço para divulgar um trabalho ou arte que seria restrito a um nicho menor por conta do Mercado, um meio de denunciar crimes e reparar injustiças, uma forma de aprender mais e melhor, dada a diversidade de meios disponíveis para o conhecimento e aprendizado, um lugar para conhecer e propagar o amor e a amizade, para não se sentir só, para ocupar a mente com hobbies e coisas úteis, se comunicar, aprender, expandir, progredir, atingir metas, divulgar talentos e ideias.
    A internet é o espelho da sociedade, como outro veículo qualquer, anterior ou posteriormente inventado. Caberá sempre a nós fazermos bom uso dele.
    No meio dessa ilimitada capacidade de abrir portas nunca antes imaginadas, encontramos muitos novos autores, artistas, sonhadores.
    Um escritor ou cantor que antes ficava dependendo de uma editora ou gravadora para levar adiante o seu trabalho, tem todos os meios para apresentar e divulgar na internet. O contato com o público ficou mais próximo e acessível. Será a qualidade do seu trabalho, e o empenho, que fará desta experiência um êxito.
    Não vejo como negativo a gama de possibilidades que a internet abre para o mundo. Muitos artistas não teriam sido conhecidos sem o advento dela. A liberdade para expor ideias, novidades, arte, trabalhos, conhecimentos, expandiu de forma definitiva a nossa era, o  mundo.
    Eu penso que todos querem ser poetas e escritores, mas fica sempre fácil discernir quem não é. A poesia, a literatura, são artes sedutoras. Mas, as almas dos poetas e escritores são peculiares e perfeitamente reconhecíveis.
    Da mesma forma, tudo o que é genuíno, saltará sempre aos olhos.
    Existe uma capacidade de cura na arte, já que a psique humana, profunda e misteriosa, tem facilidade em se expressar através dos símbolos. A arte no fundo é isso, são símbolos, arquétipos e expressões de algo que, muitas vezes, não podemos traduzir. Por isso, muitos buscam nas artes essa liberdade, esse lúdico mecanismo que transpassa obstáculos e dores, transformando tudo em poesia, em literatura, em telas e esculturas, tapeçarias, e assim por diante.
    Queremos sempre mais, poderemos sempre sonhar mais alto e será através disso que poderemos, quem sabe, um dia, transcender tudo o que nos separa no mundo, enquanto humanidade, para sermos então, verdadeiramente, humanos.
(A internet por Adriana Janaína Poeta/ 2010/ Opiniões)
Leia. Apaixone-se.
Clube de Leitura dos Poetas
https://www.facebook.com/Eu.e.meu.Pai/
https://www.facebook.com/marcelobernardopoeta
https://www.facebook.com/adrianajanainapoeta
https://www.facebook.com/ClubedeLeituradosPoetas/
clubedeleituradospoetaseditorial.blogspot.com
https://www.facebook.com/ClubedeLeituradosPoetas/
https://www.facebook.com/clpbooks/
@clubedeleiturap



Comentários